Primeiro condicionador natural quat-free do Brasil

Quem já usa ou se interessa por cosméticos naturais agora tem opção para um produto de difícil substituição: o condicionador. Criamos a a primeira linha de condicionadores naturais do Brasil com ativo condicionador 100% natural certificado pela Ecocert e Cosmos. O ativo da linha Aminno é produzido por biotecnologia a partir do brócolis. A linha tem três variações, para cabelos lisos e ondulados, cacheados e crespos. Todos são neutros, em perfume, com pH 4,5, próximo ao ph natural do fio de cabelo. Aminno é um condicionador de alta performance, com uma capacidade superior de atuar no fechamento das escamas do cabelo. Com isso, entrega mais acabamento, principalmente aos cabelos ‘farofados’ e com tendência ao frizz.

O que é ativo catiônico?

Catiônicos são ativos de cargas elétricas positivas, utilizados nos condicionadores para neutralizar as cargas elétricas negativas dos cabelos após o uso do shampoo, que deixa os fios eriçados e embaraçados. Para terem essa capacidade, os catiônicos passam por um processo químico chamado quaternização, que utiliza amônia e é bastante agressivo. Esse processo não é aceito para os cosméticos naturais e até pouco tempo não havia opção de catiônicos no nosso segmento. A Ameize é a primeira fabricante de cosméticos naturais do Brasil a utilizar um ativo catiônico não quaternizado, obtido em um inovador processo de fermentação natural, com certificação Ecocert e Cosmos.

Vale por um cronograma capilar

Aminno também é o primeiro condicionador do segmento natural com aminoácidos, o que faz dele um cosmético superior, com capacidade de tratamento. Os aminoácidos e algumas proteínas são dos poucos ativos que conseguem entrar no córtex, ou seja, dentro do fio do cabelo, e se ligar quimicamente à estrutura capilar. A linha foi formulada para aproveitar o potencial superior dos aminoácidos, combinados com óleo de abacate prensado a frio, proteína de arroz e D-Pantenol (Pro vitamina B5). O resultado é um produto que condiciona, hidrata, nutre e repara danos ao mesmo tempo. Fazer cosmético completo, multifuncional, tem a ver com a nossa visão de sustentabilidade. Aqui na Ameize, não queremos criar um monte de produtos só para vender e estimular consumo desnecessário. Afinal, além do dinheiro das pessoas, são recursos e matérias-primas da natureza que precisam ser bem utilizados.

Por que sem perfume?

Não utilizar perfume faz parte da nossa decisão de só utilizar nos produtos ativos que realmente têm função. No condicionador, o aroma não tem função, é apenas sensorial. Além disso, na cosmética natural são se utilizam essências sintéticas, apenas óleos essenciais. E achamos um desperdício usar um ativo tão nobre, e caro, como óleos essenciais num produto de enxague. Aminno não tem nenhum cheiro, é inodoro. Além de não desperdiçar um ativo nobre da natureza, a ausência de aroma reduz o risco de alergias e enxaquecas desencadeadas por cheiros.

Aminno é capaz de reconstruir cabelo danificado por química?

No médio prazo sim. Os aminoácidos, proteína de arroz e Pro-vitamina B5, estão entre os poucos ativos de capazes de penetrar no córtex da fibra capilar e fazer interações químicas, reparando pontos danificados de dentro para fora do fio. Esse processo demora um pouco mais do que usando queratina hidrolisada, mas é mais eficiente, natural e mais seguro. A queratina acumula nos fios e se usada com frequência deixa o cabelo rígido e quebradiço. Além disso, ela é de origem animal e normalmente vem das penas das galinhas de granja. Não existe queratina vegetal tá mores.

Por que o pH no rótulo?

Porque a maioria das pessoas não sabe ou não tem como medir o pH do produto em casa. O pH é uma medida que diz se o produto é mais ácido ou alcalino. Existe uma escala de 0 a14 para determiná-lo. Sete é o neutro. De 0 a 6,9, o pH é ácido e de 7,1 a 14 é alcalino. Mas é preciso avaliar qual é o pH fisiológico. No caso do cabelo, o pH do couro cabeludo é em torno de 3,7 e do fio entre 4 e 4,5. Normalmente, os shampoos têm o pH um pouco maior, entre 5,5 e 6,5, para abrir as escamas do cabelo e promover a lavagem. O Condicionador precisa ter o pH mais baixo, para fechar as escamas e manter a hidratação. O condicionador Aminno tem pH 4,5 porque esse é o pH fisiológico, que fecha as escamas do cabelo naturalmente e otimiza o aproveitamento dos ativos.